Abhyanga significa literalmente untar, esfregar. É a mais antiga e tradicional massagem terapêutica de origem ayurvédica e que deu origem á maioria das terapias manuais. É uma massagem corporal realizada com deslizamentos amplos, longos e ritmados por todo o corpo em sete posições.
A fricção aumenta a circulação dos fluidos vitais e a remoção de toxina dos tecidos, nutre a pele, desintoxica o organismo, relaxa os músculos, articulações e acalma o sistema nervoso, pelo que induz a um profundo bem-estar.
A principal característica é a utilização de óleo medicado aquecido de acordo com cada indivíduo e patologia/desequilíbrio. Em poucos minutos as propriedades curativas dos mesmos são absorvidas no sistema. É a massagem mais aplicada a nível de prevenção e manutenção.
Indicações:
- Fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries.
- Promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares e melhora a circulação linfática, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos.
- Rejuvenesce os tecidos, remove celulite, promove vitalidade e remove o stress.
- Promove a qualidade do sono e ajuda o corpo a libertar-se das toxinas.
O abhyanga tem efeito muito mais profundo que as massagens em geral, pois consegue equilibrar corpo-mente-energia.
Terapêuta: Helena Riscador